PÁGINA INICIAL
APRESENTAÇÃO
OPORTUNIDADES DE VOLUNTARIADO
PESQUISA DE OPORTUNIDADES
FORMAÇÃO
LEGISLAÇÃO
VOLUNTÁRIOS
CONTACTOS
ÁREA INSTITUIÇÕES
Login | Efetuar Registo
Recuperar Password
Empreendedorismo na Escola
22 | 03 | 2010

O projecto PROFIT deu início aos programas de Empreendedorismo da Associação Aprender a Empreender em 7 escolas do Município. Trata-se de projectos que têm vindo a ser implementados no nosso país desde 2005, estando até este ano lectivo aplicado, no que diz respeito à região Norte do país, apenas no distrito do Porto e no concelho de Caminha.

Os Programas são reconhecidos pela Comissão Europeia como altamente motivantes e decisivos para a qualificação e competitividade no mundo empresarial europeu. Os seus conteúdos variam desde opções de carreira para estudantes mais jovens à criação e gestão de Mini-Empresas durante um ano lectivo para alunos do ensino secundário.

O projecto destina-se a alunos do 1º, 2º, 8º, 9º anos de escolaridade e Ensino Secundário das escolas que aderiram ao projecto: Agrupamento de Escolas de Ribeirão, Agrupamento de Escolas Bernardino Machado, Escola EBI de Arnoso, Didáxis – Vale S. Cosme, Didáxis – Riba D’ Ave, Escola Secundária Camilo Castelo Branco e Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, abrangendo um total de 252 alunos do 1º ciclo, 528 do 3º ciclo e 135 alunos do Ensino Secundário (total de alunos do Concelho 915 alunos).

O projecto conta com a colaboração de 21 voluntários e 3 empresas do Município: Empresa de Construções Amândio Carvalho, SA; ACA – Alberto Couto Alves, SA e CEVE – Cooperativa Eléctrica do Vale D’ Este.

A Aprender a Empreender tem por objectivo desenvolver o espírito empreendedor nas novas gerações, através da implementação dos programas “A Família”, “A Comunidade”, destinada a alunos do 1º e 2º anos, “Economia para o Sucesso”, para alunos o 3º ciclo e “A Empresa”, destinada a alunos do Ensino Secundário.

O Programa “A Empresa” dá aos alunos a oportunidade de conhecer o sistema económico actual através da participação nos seus próprios negócios, desde a capitalização até à liquidação. Com este programa descobrem que a gestão eficaz e o trabalho persistente são a chave para o sucesso no negócio e participam nas decisões que a Mini-Empresa tiver de tomar. De facto, o funcionamento da Mini-Empresa é igual ao de outra empresa qualquer, mas o seu sucesso vai depender da união dos esforços de todos os membros da Mini-Empresa.

Durante a participação no Programa, os alunos definem objectivos para eles próprios e para a Mini-Empresa, obtêm informação prática sobre o dia-a-dia de um pequeno negócio. Como titulares e membros da Direcção, ajudam a tomar decisões importantes e a desenvolver o plano de negócios. Como funcionários da Mini-Empresa, recebem o salário pelo seu trabalho, comissões de venda de um produto ou serviço ou outras retribuições por ajudarem a dirigir a Mini-Empresa. O Professor e um Voluntário de uma das empresas associadas da Aprender a Empreender oferecem o seu tempo para ajudarem na criação destas Mini-empresas.

Fotos
topo voltar
Município de Vila Nova de FamalicãoBanco Local de Voluntariado
Copyright © Banco Municipal de Voluntariado - Município de Vila Nova de Famalicão | Todos os direitos reservados. | handmade by brainhouse