O Voluntariado é o conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas. Está ao serviço da comunidade para melhorar a qualidade de vida e promover o bem-estar das populações.
A criação do Banco Local de Voluntariado de Vila Nova de Famalicão surge de uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o projecto PROFIT – Projecto de Vila Nova de Famalicão para a Integração Territorial e o grupo informal de jovens YUPI: Youth Union of People with Initiative e, tem como objetivo servir de ponto de encontro entre a oferta e a procura de voluntariado no Concelho de Vila Nova de Famalicão. Visa permitir, numa óptica dinâmica, a articulação entre a necessidade de trabalho voluntário das instituições, por área de atividade, e a disponibilidade para o exercício do voluntariado, por parte das pessoas e entidades. Vem potenciar um encontro virtual entre necessidades e vontades, disponibilizar informação, formação e apoio às organizações e aos voluntários. O Banco Local de Voluntariado visa promover, valorizar e qualificar o sistema do voluntariado e servir de apoio à prática do mesmo.
Valorizar e promover o voluntariado; Sensibilizar os cidadãos e as instituições para o voluntariado; Divulgar os projetos e oportunidades de voluntariado; Conciliar a oferta e procura de voluntariado; Contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre voluntariado.
Aos cidadãos do Concelho de Vila Nova de Famalicão, independentemente do sexo ou convicções, com mais de 18 anos, que pretendam oferecer a sua disponibilidade para participar em projetos de voluntariado no Concelho de Vila Nova de Famalicão. Às organizações públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que promovam ou pretendam promover projetos de voluntariado no Concelho de Vila Nova de Famalicão.
1. As instituições pré inscrevem-se com os seus projetos, contextualizados por áreas de atuação e definição das características. 2. Os projetos são posteriormente validados e divulgados, através da recolha de toda a informação das entidades de acolhimento. 3. Os voluntários acedem à plataforma online de pesquisa de oportunidades e pré-inscrevem-se, indicando áreas de preferência e disponibilidade. 4. Os voluntários recebem a informação necessária e são integrados num plano de formação. 5. Os voluntários acedem à plataforma, visualizam as entidades de acolhimento e áreas de ação, inscrevem-se e são encaminhados para os projetos, de acordo com a disponibilidade de ambos e necessidades da entidade de acolhimento.